Inspector da Polícia Judiciária publica livro que pode reacender a história das profanações (inforpress)


andre_semedo_pj.jpgA história das profanações de templos católicos ocorridas em Cabo Verde na década de 90 pode voltar à ribalta na pena do inspector André Semedo, que promete um livro sobre o assunto.

Segundo o jornal A Semana desta sexta-feira, o livro de André Semedo, o “protagonista da investigação” dos casos de profanações aos templos católicos nas ilhas de Santiago, Boa Vista e Maio, vai provocar uma “dose de polémica”.

De acordo com o semanário, o livro, já em formato digital, vai trazer à tona aquilo que se passou nos bastidores do caso profanações, ou seja, como a investigação foi “conduzida e instrumentalizada”, com o claro objectivo de “provocar o aniquilamento do PAICV” pelo Governo do Movimento para a Democracia (MpD) na década de 1990.

A Inforpress contactou o inspector André Semedo que disse que o seu livro “não acusa ninguém” e que se trata de um documento “pedagógico”, com o único objectivo de alertar para a necessidade do “cumprimento rigoroso das leis” e evitar assim que pessoas sejam prejudicadas.

“O meu livro relata a verdade dos factos”, declarou André Semedo, para quem a falta de conhecimento das coisas já levaram pessoas a fazer afirmações que não correspondem à verdade.

Cita o exemplo de acusações feitas publicamente ao director da Polícia Judiciária portuguesa, José Almeida Rodrigues, que, recentemente, foi condecorado pelo Governo de Cabo Verde com o crachá de prata em reconhecimento pelos serviços prestados à sua congénere cabo-verdiana.

Na sequência desta condecoração, um grupo de pessoas, acusado de ser responsável pelas profanações e que ficou conhecido pelo nome de “Grupo de São Domingos”, veio a público insurgir contra aquela distinção, alegando que José Almeida Rodrigues teve “participação activa” na investigação do Caso Profanações, principalmente a ponto de “agredir e forjar provas”.

André Semedo diz que a publicação do seu livro ainda não tem data marcada, uma vez que vez depende de patrocínio.

Conteúdo produzido e publicado pela Inforpress

Advertisements

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s