Um novo estágio de “deputação” em São Domingos. Parabéns Isa Costa!


933898_559779030748313_1451641441_nPelo menos, desde que me lembro, S. Domingos sempre teve deputados da Nação de “labanta dedu” e “bati palmas”. Isto aplica-se tanto aos deputados do MpD durante os dez anos de Governo do MpD, como aos deputados do PAICV desde 2011- altura em que o PAICV assumiu a governação do país até esta parte. Deputados que não serviram a S. Domingos nestes últimos 20 anos, porque estavam mais interessados em servir os seus próprios partidos.

Isa Costa, Deputada da Nação eleita pela lista do MpD pela região política de Santiago Sul nas Eleições Legislativas de 2011, é a responsável pelo inaugurar desta nova fase de “deputação” por S. Domingos e é caso para dizer, até que enfim. Levanta o dedo, bate palmas para o partido que representa mas, acima de tudo, fala no parlamento, faz visitas ao eleitorado que o elegeu e, com atitude,  fala à comunicação social o que entende estar errado.

Alguém pode me contestar e dizer que estará ela a fazer nada mais nada menos do que o seu dever e, em última instância, a servir o seu partido. É verdade, mas podia não fazer. Podia simplesmente participar em sessões parlamentares como fez e continua a fazer os deputados do PAICV tanto no parlamento nacional como no parlamento local. Por exemplo, sinceramente, não tenho memórias dos eleitos municipais do PAICV terem denunciado situações ou casos de corrupção, de desleixo, de desmando, de desnorte do MpD na Câmara de S. Domingos durante todos estes longos dezoito anos. Eventualmente, fizeram alguma “aparição” na comunicação social mas foi de tanta descrição que custa-me recordar de algum.

A Deputada da Nação, Isa Costa, bem ou mal, é certo que com uma pitada de auto-promoção à mistura (entende-se) e, por vezes, algo desconcertada nas palavras, anda constantemente a “meter” São Domingos nas midias, exactamente nos maiores órgãos de comunicação social do país- TCV e RCV-, muito embora (é natural que assim seja) com maior ênfase em Nossa Senhora da Luz, freguesia donde ela é natural.

Como dizia, um pouco desconcertada quando dá entrevistas, mas nada que não possa ser melhorado com o tempo. Afinal, ela ainda é nova neste coisa de política e de deputada, mas está a se esforçar muito e, confesso, que me surpreendeu pela positiva.

A atitude da Deputada Isa Costa é mais um exemplo de deputados que o mundo, Cabo Verde e São Domingos precisa e mais uma prova de que para servir um concelho, um pais, uma freguesia, os eleitos não têm que se ser mestres, doutorados, engenheiros, intelectuais, etc. Basta ser eleito e ter vontade. Por isso mesmo, parabenizo-a pela sua atitude e apelo-a que continue a servir S. Domingos e Nossa Senhora da Luz com o mesmo afinco e determinação que nos tem habituado até agora.

Publicado no Blogue do Rui  a 27 de Março de 2012.

Rui S.

 

Advertisements

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s